Tratamento - Sobre Atendimentos Psiquiátricos e Psicoterapia
Nesse post, falaremos sobre a aliança que o tratamento psiquiátrico precisa ter com a psicoterapia e sua importância na condução do cuidado.
Larissa Dantas
7/19/20241 min read


No post anterior começamos a falar sobre a questão dos diagnósticos psiquiátricos, como ele pode auxiliar no delineamento do tratamento e da necessidade de não reduzir a subjetividade do sujeito a um mero diagnóstico. Nesse post, falaremos sobre a aliança que o tratamento psiquiátrico precisa ter com a psicoterapia e sua importância na condução do cuidado.
A união entre a psiquiatria e a psicoterapia nos casos de adoecimento psíquico tem como objetivo aliviar o sofrimento do paciente. A medicação psiquiátrica não substitui a psicoterapia e nos casos mais graves a psicoterapia sozinha pode não ser suficiente. A medicação cumpre a função de amenizar os sintomas do paciente que muitas vezes deixam os indivíduos mais improdutivos, se sentindo incapacitados, tornando difícil até mesmo realizar atividades cotidianas e os cuidados de si. A medicação age de forma orgânica, mas ela sozinha não é suficiente para que haja uma melhora no quadro, tendo em vista que a medicação não afeta as maneiras como o indivíduo pensa, sente e percebe a vida.
Nesse sentido, a psicoterapia se faz necessária ao oportunizar ao sujeito que verbalize seus pensamentos e sentimentos, tomando a sua fala como seu instrumento para recordar, repetir e elaborar seus medos, traumas, ansiedades e tristezas. Assim, é possível que o indivíduo, mergulhando no fluxo de suas associações e sentimentos, possa dar sentidos próprios ao que sente e aos seus modos de estar no mundo. É a partir da união dessas duas frentes de cuidado que é possível ao paciente sentir uma melhora gradual de seus sintomas físicos e psíquicos.
Em algum momento da vida a maioria das pessoas necessitará de ajuda psicológica ou psiquiátrica, ainda mais em um momento tão difícil que vivemos hoje. Caso esteja sentindo algum desconforto emocional, procure ajuda!
Horários de Retorno de Mensagens
Segunda - Sexta: 9:00 - 18:00
Contatos
contato@larissadantaspsicologia.com.br
+55 61 99326-3916
Siga-me
Mensagem
Para dúvidas ou agendamentos, deixe aqui sua mensagem.Retornarei o mais breve possível


