Reflexões sobre auto-cuidado
Vivenciamos hoje uma época que preza pela busca incessante por satisfação, acúmulo, produtividade, êxito e controle. Como consequência, não são raros os números alarmantes de estresse, ansiedade e outros transtornos que acometem cada vez mais pessoas que não se sentem produtivos e adequados a tais referenciais que marcam nossa vida em sociedade.
Larissa Dantas
7/14/20241 min read


Vivenciamos hoje uma época que preza pela busca incessante por satisfação, acúmulo, produtividade, êxito e controle. Como consequência, não são raros os números alarmantes de estresse, ansiedade e outros transtornos que acometem cada vez mais pessoas que não se sentem produtivos e adequados a tais referenciais que marcam nossa vida em sociedade. É comum que ao pautar a vida apenas nesses referenciais, haja uma restrição da dimensão individual, à medida em que o foco é retido apenas nessas buscas, despindo de sentido outras finalidades, atividades e desejos.
Falar de autocuidado é trazer à tona essa dimensão individual, de voltar o olhar para si, para o outro e para o mundo que nos cerca. São ações concretas dirigidas para nosso próprio desenvolvimento em benefício da vida, saúde e bem-estar.
Nesse sentido, a psicoterapia pode ser considerada uma forma de autocuidado. Por ser um espaço de fala, acolhimento e cuidado, é possível dar voz e acolhimento ao sofrimento, cuidando de uma dimensão de si que muitas vezes é reduzido ou invisibilizado na vida cotidiana que acabam trazendo repercussões na nossa saúde mental. O espaço terapêutico é um espaço para falar de si, se olhar e de forma atenta cuidar das nuances mais frágeis e vulneráveis dos nossos modos de estar no mundo.
Horários de Retorno de Mensagens
Segunda - Sexta: 9:00 - 18:00
Contatos
contato@larissadantaspsicologia.com.br
+55 61 99326-3916
Siga-me
Mensagem
Para dúvidas ou agendamentos, deixe aqui sua mensagem.Retornarei o mais breve possível


